fevereiro 26, 2024

A produção seriada é uma estratégia de fabricação utilizada na indústria para produzir grandes quantidades de produtos. Para implementar esse modelo de produção, é necessário a padronização de processos e a criação de uma família de produtos com componentes em comum.

Os produtos de uma família são pensados para serem diferentes e iguais ao mesmo tempo. Eles são fabricados para atender diversas aplicações, mas passam pelos mesmos processos de produção até chegar ao seu formato final. Isso garante que a empresa possa comprar a maior quantidade possível de matéria-prima igual e, assim, reduzir os custos de produção.

Família de Peças na produção de itens na prática

Por exemplo, uma empresa que fabrica refrigerantes com diversos sabores e tamanhos de garrafas, produzindo cada sabor e tamanho de garrafa separadamente, haverá um custo muito alto de produção. Mas, com a padronização de processos de produção e a criação de uma família de produtos, que compartilha os mesmos componentes e máquinas para produzir diversas variações de seus produtos, a empresa reduzirá os custos e aumentará a eficiência da produção. Então, ao criar uma família de produtos, é possível aproveitar ao máximo os recursos, e a padronização dos processos de fabricação permitirá que os trabalhadores se tornem mais eficientes em sua função, reduzindo o tempo necessário para produzir cada item.

Na indústria automotiva, é comum vermos diversos modelos de um mesmo carro, como por exemplo, o Hatch, o Sedan e o Weekend. A plataforma de um carro pode ser compartilhada entre vários modelos, e a criação de uma família de produtos permite que uma empresa produza diversos modelos com uma grande variedade de opções, como motores diferentes, sistemas de som e acabamentos interiores.

Família de Peças na produção de itens na FanTR

Na FanTR, já adotamos essa ideia desde 2016 e temos uma grande variedade de produtos que seguem essa lógica. A partir de 2021, iniciamos um programa de estoque para atender aos clientes com mais rapidez. Até 2024, queremos usar essa mesma ideia para nossa nova família de ventiladores “M-Flow”, a fim de atender com mais eficiência aos maiores projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *